Carta aberta do SINDIBEL ao Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte

Em resposta ao posicionamento do Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, na rede social Facebook, em 14 de maio de 2019, às 21h30, “fico impressionado com o descaso do Sindibel com o povo de Belo horizonte! Sabendo das dificuldades que a epidemia de dengue vem trazendo à população de Belo Horizonte, irresponsável e oportunisticamente marcaram paralisação para amanhã, complicando ainda mais o atendimento nas Upas e Centros de Saúde da cidade! É de estarrecer e indignar!”, o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte – SINDIBEL vem a público esclarecer:

Talvez por ter ao longo de sua carreira vivenciado apenas o lado empresarial da saúde, falte ao Senhor Secretário conhecimento dos desafios da saúde pública. Bom seria se o Dr. assimilasse um pouco do exemplo de humildade dado pelo prefeito que, diante dos recorrentes alagamentos na cidade, assumiu publicamente a responsabilidade de gestor antes de colocar a culpa nos outros.

O Senhor Secretário preferiu criar factoides ao invés de apresentar serviço. As duas paralisações deliberadas pelos trabalhadores contra a reforma da previdência, redução das perdas salariais e melhoria das condições de trabalho da enfermagem não são responsáveis pela epidemia de dengue no município.

A população de Belo Horizonte não sofreu com a paralisação parcial de alguns trabalhadores da saúde – que estavam lutando pelos seus direitos, mas, sofre com a lentidão da Secretaria de Saúde para dar respostas à epidemia de dengue. Foram quatro semanas de atraso e necessários ofícios e cobranças do Sindibel e do Conselho Municipal de saúde para que o Senhor Secretário respeitasse o plano de contingência da dengue. O resultado foram contratações com atraso de mais profissionais e de centros de atendimento da dengue.

Ao invés de acusar os outros pelos seus erros, o Senhor Secretário deveria agradecer aos 16 mil trabalhadores do SUS e a enfermagem que, apesar de esgotada, atende a população com qualidade – mesmo com a falta de profissionais e insumos básicos, como soro de reidratação oral, paracetamol e até equipamento para acesso venoso. Para se ter uma ideia do desafio, os profissionais da enfermagem atendem diariamente com suor e carinho mais de 600 usuários nas UPAS e cerca de 300 usuários nos centros de saúde.

O secretário se equivoca ao atacar o SINDIBEL, desconhecendo que a decisão de paralisações pontuais é de toda a categoria, cabendo à direção do sindicato organizar de forma responsável os atos de luta. Inclusive, até o presente momento, mantendo as unidades de urgência (UPAS e Hospital Municipal Odilon Behrens) com atendimento pleno.

Entendemos o conflito de interesses do Senhor Secretário contra as 30 horas da enfermagem, já que possui duplo papel: secretário municipal e empresário do ramo da saúde. Entendemos também a sua despreocupação com os prejuízos da reforma da Previdência do governo Bolsonaro para os trabalhadores, já que a aposentadoria privada do Senhor Secretário e de seus descendentes já estão garantidas. Não ficamos, por tanto, impressionados com essa atitude, mas, estarrecidos e indignados.

Respeitando os usuários e valorizando os gestores, temos mantido uma relação de diálogo e respeito com o prefeito e os titulares de todas as secretarias. Os ataques arrogantes e gratuitos do Senhor Secretário com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte e com os trabalhadores e trabalhadoras da saúde, que deveriam ser valorizados, nos trás a mais profunda indignação.

Atenciosamente,

A direção do Sindibel