Eleição de nova diretoria da CUT encerra o 13º CONCUT

Diretores do SINDIBEL participaram ativamente dos quatro dias de congresso e se debruçaram sobre temáticas de organização dos trabalhadores

O encerramento do 13º Congresso Nacional da CUT, em Praia Grande, no estado de São Paulo, nesta quinta-feira, 10 de outubro, foi marcado pela eleição da nova direção nacional da CUT para o mandato de 2019/2023. Delegados e delegadas de todo o país, inclusive membros da diretoria do SINDIBEL, elegeram por unanimidade o metalúrgico Sérgio Nobre.

A vice-presidência será ocupada pelo representante do sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Vagner Freitas. A Secretária-geral será comandada pela primeira vez nos 36 anos de CUT por uma mulher, a trabalhadora rural, Carmen Foro.

Ao longo de quatro dias, mais de dois mil delegados e delegadas, homens e mulheres, do campo e da cidade se debruçaram sobre temas como o futuro do sindicalismo frente aos avanços das novas tecnologias, desregulamentação e precarização do trabalho e alternativas de organização dos trabalhadores.

Além de discutir estratégias para enfrentar o governo neoliberal de Jair Bolsonaro, os sindicalistas e as sindicalistas traçaram planos para discutir os novos modelos de contrato de trabalho, impostos pela reforma Trabalhista no governo Michel Temer.

Além de mais de 100 sindicalistas de 50 países do mundo e dos movimentos sociais das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, participaram do congresso a presidenta do PT, Gleisi Hoffman, a ex-presidenta Dilma Rousseff, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e o ex-Ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim.

Categories: Notícias