Frente Mineira em Defesa do SUAS e da Seguridade Social realiza plenária ampliada na sede do SINDIBEL

Aconteceu no dia 17/07, às 14h, na sede do SINDIBEL, a plenária ampliada da Frente Mineira em Defesa do SUAS e da Seguridade Social. Na ocasião, estiveram reunidos servidores, representantes do sindicato, do governo e dos conselhos de Assistência Social das três esferas com o objetivo de debater as principais dificuldades do SUAS atualmente, em especial a realização de conferências da área.

A presidente do Conselho Nacional de Assistência Social Aldenora Gonzáles informou sobre os embates que o segmento tem tido com o governo federal e explicou todo o processo de desconvocação da Conferência Nacional de Assistência Social por parte do governo Bolsonaro. “Esse ataque aos conselhos é um ataque à Constituição Federal de 88 que fere o direito de participação”, afirmou.

A importância dos conselhos também foi defendida pelo presidente do Conselho Estadual de Assistência Social Rodrigo Silveira. Ele relatou na sua participação a grande dificuldade para realização da conferência estadual, que possui o tema “Nas Minas, o SUAS é das Gerais” e sofreu um corte de dois terços em seu orçamento. Segundo Rodrigo, a situação é complicada em todo estado, visto que alguns municípios já se posicionaram pela não realização de conferências locais.

A fala do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Sávio de Araújo foi no mesmo sentido de valorização das conferências e da participação popular no controle social. Já o subsecretário de Assistência Social de Belo Horizonte e presidente do CONGEMAS José Crus ressaltou a disputa de projetos políticos no país, reafirmando o compromisso com um projeto participativo e focado na proteção social.

A mesa da plenária também foi composta por Simone Albuquerque, que fez uma fala de ordem mais prática, com orientações aos presentes sobre o processo de realização das conferências e a possibilidade de chamamento de conferências democráticas por militantes da Assistência Social nos municípios, quando o governo dificultar a convocação formal.

O SINDIBEL é membro e um dos agentes fundadores da Frente Mineira em Defesa do SUAS e da Seguridade Social e tem participado ativamente de sua construção, na defesa da política pública de Assistência Social com vistas ao controle social, à participação cidadã e ao acesso para quem dela necessitar. Ressaltamos a importância de todos os trabalhadores estarem envolvidos nas discussões da Frente e acompanhando o processo de realização das conferências. Mais informações podem ser acessadas no blog da Conferência Nacional de Assistência Social pelo link http://conferenciadeassistenciasocial.home.blog.

Categories: Notícias