NOTA DE FALECIMENTO: Mais uma técnica de enfermagem morre por Covid-19

O SINDIBEL informa com profundo pesar o falecimento da técnica de enfermagem Shirlene Alves dos Santos, de 53 anos. Ela trabalhava no Centro de Saúde Paraúna, na região de Venda Nova e é a 3ª profissional de saúde da PBH a perder a vida por conta da Covid-19.

Além de Shirlene, o novo coronavírus já ceifou as vidas de Gerônimo Batista Pires, que era lotado na UPA Barreiro, José Célio da Silva, do HOB. Além dos três, morreu nesta semana a técnica de enfermagem Josielle dos Santos, que era terceirizada na UPA Centro Sul. Ao todo, são quatro mortes na Rede SUS-BH. Ao todo, em Belo Horizonte, já são 7 profissionais da enfermagem que perderam a vida nesta pandemia.

Na próxima segunda-feira, dia 17, às 11h, faremos um ato em memória de Shirlene, na entrada do Centro de Saúde Paraúna. Os trabalhadores e as trabalhadoras da Saúde farão uma paralização de 10 minutos às 11h30. Convocamos todos os profissionais de saúde de Belo Horizonte a fazerem a mesma paralização em seus postos de trabalho, em homenagem a Shirlene.

Shirlene fazia parte do grupo de risco por ter diversas comorbidades como hipertensão, asma, diabetes e obesidade, mas não havia sido afastada de suas atividades. Ela trabalhou no dia 7 de agosto, quando sentiu falta de ar e, no dia 8, foi internada na UPA Justinópolis. No dia 9 ela foi transferida para o CTI do Hospital Eduardo de Menezes, onde faleceu às 2h desta sexta-feira (14).

Por isso, continuamos lutando para que os profissionais que integram o grupo de risco sejam afastados e para que ocorra a testagem ampla de todos estes trabalhadores.

O corpo de Shirlene será enterrado nesta sexta, às 16h, no Cemitério da Consolação, sendo que às 15h, familiares, colegas e amigos farão um ato em sua homenagem na entrada do cemitério.

Lembramos que estes profissionais da enfermagem estão na linha de frente no combate ao coronavírus e colocam as próprias vidas em risco para cuidar da saúde da população em meio à pandemia. Eles são vítimas não só da Covid-19, mas do descaso do poder público. São estes trabalhadores, tão essenciais à vida, que recebem baixos salários, jornadas excessivas de trabalho, um adicional de insalubridade irrisório, restrições de EPI’s e falta de proteção e valorização.

Por isso, continuamos lutando! #NenhumaVidaaMenos #NenhumDireitoaMenos

Categories: Notícias, Saúde