PBH apresenta novos esclarecimentos sobre Programa Saúde na Hora em reunião com SINDIBEL

A diretoria do SINDIBEL esteve reunida com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGESP) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte nessa quarta-feira, 25/09, para continuar o debate sobre as mudanças na organização das Equipes de Saúde da Família e no horário de funcionamento dos Centros de Saúde para adesão de BH ao Programa Saúde na Hora do Governo Federal. Na ocasião, a administração respondeu algumas questões que ainda não haviam sido esclarecidas na primeira reunião sobre o programa.

Durante a reunião dessa quarta, as representantes da SMSA e da SUGESP deram as seguintes explicações:

• O Programa Saúde na Hora traz dentro de seus indicadores (metas a serem cumpridas para adesão ao programa) a garantia de atendimento médico, odontológico e de enfermagem durante as 12 horas de funcionamento.
  • Os profissionais que ingressaram no SUS-BH através dos concursos de 2011 e 2014 permanecerão nas Equipes de Saúde da Família.
  • Os servidores que realizaram a opção de 40h e desejam reverter a opção podem pedir o cancelamento.
  • Nas unidades de saúde que possuem 3 equipes de odontologia, serão credenciadas somente 2, ficando responsáveis 1 pelo atendimento no horário de abertura e a outra no último horário.
  • As unidades consideradas em situação de excepcionalidade serão definidas a partir de uma conversa entre os gerentes, os diretores de distritos e a área assistencial da SMSA.
  • As unidades anexas e as unidades que possuem apenas 1 única Equipe de Saúde da Família não terão os seus horários de funcionamento alterados.
  • A SMSA acionou o Secretário Municipal de Segurança e Prevenção Genilson Ribeiro Zeferino, que irá apresentar uma proposta de reorganização da Patrulha SUS para atender ao novo funcionamento dos Centros de Saúde.
  • Foi estabelecido que será criada uma comissão com representantes dos trabalhadores para construir os documentos orientadores e também acompanhar os indicadores do Programa Saúde na Hora.

De acordo com a administração, as mudanças promovidas pelo Programa Saúde na Hora serão regulamentadas em lei municipal, que trará também os novos valores do Prêmio Pró-Família. O SINDIBEL continuará acompanhando todo o processo de implementação do programa e realizando o debate com os trabalhadores sempre que necessário. Continue acompanhando nossas redes sociais e atenda aos chamados do sindicato. Quem luta, conquista!

Categories: Saúde