SINDIBEL participa de encontro estadual de guardas femininas

Na última sexta-feira, dia 29 de novembro, aconteceu em Belo Horizonte o “2° Encontro de Guardas Municipais Femininas do Estado de Minas Gerais”, reunindo cerca de 150 agentes de segurança municipal de todo estado, além de servidoras dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O SINDIBEL foi representado no encontro pela Diretora e Guarda Civil Municipal Patrícia Flávia. A Diretora Aparecida Viana também esteve presente para prestigiar as mulheres guardas civis municipais de Minas Gerais.

A presença das mulheres na área da Segurança Pública Municipal foi o norte do encontro. Ao longo do dia, foram discutidas políticas de igualdade e de empoderamento das mulheres dentro das corporações. Recentemente, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Lei 11.153/19, aumentou o quantitativo da corporação de 5% para 10% e reservou 20% de vagas para mulheres no último concurso.

Para a Diretora do SINDIBEL Patrícia Flávia, essa importante mudança é uma vitória de todas as mulheres da GMBH conquistada através da luta do sindicato e deve servir de exemplo para guardas de todo o país. “As mulheres estão em maior número em nossa sociedade, mas, essa realidade não é vista nos processos seletivos, que em muitos casos reservam 95% de vagas para homens e apenas 5% para mulheres, isso precisa ser mudado”, disse.

O SINDIBEL acredita na força da guarda feminina de Belo Horizonte e apoia qualquer iniciativa de reconhecimento da bravura das mulheres da GMBH. Que venham mais encontros como este e que nossas guardas mulheres sejam cada vez mais respeitadas!