SINDIBEL se reúne com SMSA para tratar dos problemas relacionados ao transporte sanitário

O SINDIBEL e o núcleo de técnicos e auxiliares de enfermagem do Sindicato reuniram-se com a SMSA, na manhã da última terça-feira (28 de janeiro), para tratar dos problemas relacionados ao transporte sanitário. Participaram da reunião pela SMSA a Diretora de Assistência, Renata Mascarenhas, o Gerente de Atenção Primária, Fabiano Guimarães, e a responsável pelo transporte sanitário, Ana Cláudia.

Os trabalhadores e diretores apontaram diversos problemas, principalmente em relação aos trabalhadores da enfermagem, que estão sem transporte para retorno das UPAs para os Centros de Saúde (CS). Diretores também criticaram a qualidade e a dimensão dos novos carros fornecidos para o transporte sanitário pela empresa Litoral Med.

Os principais encaminhamentos foram fortalecer a proposta da equipe exclusiva para transporte sanitário com 54 técnicos de enfermagem, garantir o retorno para os CS de todos os profissionais da enfermagem que se deslocarem para a UPA, garantir disponibilidade de carro do distrito sanitário para o transporte de retorno da UPA para o Centro de Saúde (inclusive tendo como ponto “zero” a UPA a partir das 17h) e disponibilizar telefone dos motoristas escalados para o transporte.

Além disso, se não houver disponibilidade de carros do distrito sanitário por motivos de força maior, o carro do transporte sanitário deverá fazer o transporte de retorno da UPA para o CS até solução definitiva. Outros encaminhamentos foram repactuar os fluxos de abastecimento de insumos das ambulâncias do transporte sanitário e reconstruir o protocolo de transferências dos Centros de Saúde para UPAs.

Categories: Notícias, Saúde