(31) 3272-9865 sindibel@sindibel.com.br

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (SINDIBEL) é uma entidade autônoma, desvinculada do Poder Público e sem fins lucrativos, que objetiva a defesa, coordenação e representação legal da categoria dos servidores e empregados públicos municipais de Belo Horizonte. É o maior sindicato de servidores públicos municipais de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil, com cerca de 8 mil trabalhadores filiados atualmente.

O Sindibel é o sindicato geral dos servidores da Prefeitura de Belo Horizonte, composto por várias categorias que têm um patrão em comum: o prefeito. Por isso, é fundamental que todas as categorias estejam unificadas no Sindibel, para que o enfrentamento seja cada vez mais forte. A direção atual, que assumiu o Sindibel em 2014 e fica até o final de 2017, não tem qualquer ligação com governos, partidos políticos ou correntes ideológicas – a única bandeira é a dos servidores públicos.

As decisões do Sindicato são tomadas de modo aberto e democrático, sempre com ampla divulgação, participação e debate com a base. Os próprios servidores, inclusive, é que decidiram pela filiação do Sindibel à central sindical e federação.