ACS e ACE: entenda o que é o desconto prêmio pró-família que aparece no contracheque de setembro

O Sindicato tem recebido dúvidas de vários servidores, ACE e ACS, referente ao contracheque de setembro, sobre o desconto do Prêmio Pró Família – PSF (Programa de Saúde da Família).

Em 2019, foi aprovada uma lei municipal referente ao pagamento do piso utilizando em parte a incorporação do Prêmio Pró-Família. Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020, não houve adequação da lei.

A partir do mês de abril, a prefeitura começou a pagar efetivamente o que estava previsto na lei com a incorporação do PLUS no vencimento cumprindo, com isso, o pagamento do piso salarial.

Agora, no contracheque de setembro, a prefeitura está pagando o retroativo dos meses em que ela não cumpriu com o pagamento do piso (janeiro, fevereiro e março). Por questão contábil, o governo credita o valor destes três meses retroativos e, ao mesmo tempo, faz o desconto do valor referente ao prêmio que foi pago antes.

Veja um exemplo do que está vindo no contracheque abaixo para você conferir com o seu:

Creditado:

R$ 712,53 – SALÁRIO CONTRATADO REAJUSTE DI ( é o salário conforme os reajustes que deveria ter sido pagao nos meses de jan/fev/mar)

Descontado:

R$ 562,32 – PREMIO PRO-FAMILIA – PSF REST (valor retroativo que havia sido pago antes como prêmio)

Categories: ACS e ACE