SINDIBEL participa de ato contra a Reforma Administrativa em Belo Horizonte

A quarta-feira foi dia de luta e de servidores e servidoras unidos em todo o Brasil contra a Reforma Administrativa, que tira direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do setor público.

Em pelo menos 10 capitais houve atos. Aqui em Belo Horizonte, o SINDIBEL participou da carreata contra a Reforma Administrativa, que começou na Praça da Estação e seguiu até a Assembleia Legislativa.

A Reforma Administrativa desmonta o serviço público e tira direitos de trabalhadores e trabalhadoras. O SINDIBEL não vai ficar parado. Na Praça da Estação, houve ato em memória das vítimas da pandemia de coronavírus, com soltura de balões e instalação de cruzes.

Conheça a Reforma

A PEC 32/20 do governo Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes prevê o fim de uma série de direitos que incluem acabar com a estabilidade dos servidores, fim da Paridade, fim do Regime Jurídico Único (RJU), fim dos concursos públicos, congelamento de salários entre outros absurdos. Além desta proposta, estão no Congresso Nacional outras propostas que têm efeito semelhante e podem representar o fim dos serviços públicos.

A proposta pode deixar o Brasil como um país onde os servidores passarão a ser indicados por políticos e estarão obrigados a obedecer a todas as suas ordens por medo de demissão. A proposta também autoriza o presidente a extinguir órgãos.

Veja o que pode acabar com a aprovação da reforma:

• Fim do recesso forense (ou abate nas férias);
  • fim da progressão/adicional por tempo de serviço (biênios e anuênios);
  • fim do ATS (quinquênios);
  • fim da licença prêmio (férias-prêmio);
  • possibilidade de perda do cargo pela obsolescência das atribuições (atividades consideradas “obsoletas”, “ultrapassadas”);
  • fim da aposentadoria compulsória;
  • vedação de aumentos retroativos de salário e de férias superiores a 30 dias ao ano;
  • proibição de incorporação ao salário de valores referentes ao exercício de cargos e funções; entre outros.

A nossa luta não pode parar. #nenhumdireitoamenos👊 ##naoareformaadministrativa

Categories: Sem categoria