SINDIBEL realiza visita técnica para apurar irregularidades na nova UPA Norte

Após denúncias de servidores e servidoras da nova UPA Norte, o SINDIBEL realizou, em conjunto com representantes do Conselho Local, trabalhadores e a gestão da unidade, uma visita técnica à UPA, nessa quarta-feira, dia 30 de setembro.

Durante a visita, a vice-presidente do SINDIBEL, Ilda Alexandrino, a diretora da área da Saúde, Cleide Donária, e a diretora de Assuntos da Regional Norte, Ângela Eulália, verificaram o andamento das demandas feitas junto à prefeitura com relação aos problemas na nova UPA.

• O problema das tomadas de voltagem 220v foi resolvido, tanto no refeitório, quanto no laboratório e no descanso. A estufa foi mudada para o lado contrário onde hoje está o bebedouro no refeitório, mas o equipamento continua em manutenção.
  • A utilização do raio-x na UPA antiga ainda é motivo de polêmica. Enquanto trabalhadores e usuários acreditam ser necessária transparência, com um aviso claro de que o procedimento está sendo realizada no prédio antigo, a gestão da unidade prefere não encaminhar.

Isso é necessário para evitar conflitos e para agilizar um fluxo único entre o Samu central e a ortopedia da UPA.
  • Na odontologia, os servidores relatam que o espaço da sala é menor do que o do consultório antigo. O compressor do setor está parando frequentemente e os trabalhadores estão sem a quantidade adequada de capote.
  • Quanto ao laboratório, todos os aparelhos estavam ligados de forma regular e os dois equipamentos de ar-condicionado estavam funcionando normalmente.
  • Outra situação que foi resolvida é a da CME (Central Material Esterelizado), com a abertura do setor de material limpo, não há mais perigo de contaminação dos materiais.

Durante a visita técnica, foram constatados deslocamentos de usuários para UPA antiga. Em uma ambulância do SAMU, foram levados cinco pacientes, incluindo crianças, adolescentes e adultos com diferentes diagnósticos, correndo risco  de contaminação por Covid-19.

Conforme o relato de usuários e trabalhadores os dois maiores problemas atualmente são a falta de raio-x e a pouca segurança. Ainda não chegaram os novos porteiros, que devem ser cinco por plantão. O apoio da Guarda Municipal está ocorrendo apenas por meio da Patrulha SUS. Ainda não foi autorizando colocar grade de proteção nas janelas, na recepção e na separação do setor restrito aos trabalhadores.

Participaram da visita: Simone e dona Maria, representantes do Conselho Local da UPA Norte, as servidoras Naiara e Silvana, Ana Paula, diretora do Sinmed, e pela gestão da UPA, estiveram presentes, a gerente Daniela e Edmundo, representante do distrito.

Categories: Saúde